domingo

"cultura do mal"


A educadora Tania Zagury, autora de 13 livros de educação, entre eles o best-seller "Quem Ama, Educa", não acredita na recuperação dos acusados pela morte do menino. "Dificilmente eles voltarão a ser anjinhos, perderam a inocência. Depois de uma barbaridade dessas, é difícil recuperar a humanidade."


Homens com até 25 anos matam e morrem mais, diz estudo da Unesco

Pesquisa mostra que quase 50% dos homicídios são cometidos por jovens. Chance de morrer entre 14 e 25 anos é 3 vezes maior que em outras faixas etárias. São eles que matam mais e morrem mais. Dos homicídios de autoria conhecida, mais de três quartos são do sexo masculino e quase a metade é cometida por jovens de até 25 anos, como os que levaram o menino João Hélio Fernandes à morte no Rio. A conclusão é do estudo Balas Perdidas, da Agência de Notícias dos Direitos da Infância. As chances de ser assassinado entre 14 e 25 anos é três vezes maior que em outras faixas etárias. Em números absolutos, morrem mais jovens assassinados que em acidentes de trânsito, segundo o estudo da Unesco Mapa da Violência 4.

Como proteger os filhos dessa escalada de violência e como evitar que se transformem em criminosos é uma pergunta que atormenta pais e educadores. Para o antropólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro Gilberto Velho, a aparente frieza dos cinco rapazes que participaram do assalto que culminou com a morte de João Hélio são sinais de que a cultura da violência está se transformando na "cultura do mal", em que a crueldade e a ausência de arrependimento fazem parte da personalidade de criminosos cada vez mais jovens.

Para o chefe do setor de Psiquiatria Infantil da Santa Casa da Misericórdia, Fabio Barbinato, pais e professores devem estar atentos a comportamentos inadequados desde a pré-escola. "É mais fácil controlar uma criança de 5 anos que um adolescente rebelde." Estudos indicam que a agressividade está ligada a disfunções neurobiológicas no córtex pré-frontal. Essa região do cérebro, atrás da testa, é a última a ser formada e a ela é atribuído o controle das emoções, o bom senso. "Uma má-formação ou lesão nessa área pode causar alterações comportamentais que levam a praticar crimes com requintes de crueldade e sem remorsos."

Agência Estado

10 Comments:

At 10:38 AM, Anonymous Anônimo said...

COMANDANTES DO NADA !!!

Se os comandantes militares honrassem o que tem contido nas cuecas, já teriam se mobilizado contra a desagregação domocrática, que está nos levando ao caos.
É que embaixadas fora do Brasil, pagam em dólares!!

CANALHAS

 
At 9:12 AM, Blogger Ricardo Rayol said...

É de um simplismo enorme atribuir à má formação de uma área do cérebro ao sujeito praticar a barbárie. Além do que, em familias de baixa renda, desagregadas em maioria, atribuir uma função fiscalizadora de comportamento é risível.

 
At 9:32 PM, Blogger Ricardo Rayol said...

Ex, Não esqueça da blogagem coletiva “Xô, Dirceu”, segunda dia 26/02/2007 maiores detalhes em http://movimento-evolucao.blogspot.com. Participe e divulgue. Contamos com você. Grande abraço

 
At 9:31 PM, Blogger Santa said...

Ex,

Peço desculpas pois não consigo chegar aqui com a frequência que gostaria. Além da universidade que toma praticamente todo o meu tempo, ainda estou com hóspedes. Casa cheia. Mal consigo postar.

Bjs

 
At 1:02 PM, Blogger Moita said...

Ex

Ao ponto que chegou a violência, agora não interessa mais se o ploblema fica na "terceira circunvolução central do hemisfério cerebral esquerdo". Cadeia neles.

Um Abraço

 
At 7:56 AM, Blogger PELADUZ said...

Estou começando a ficar preocupado, cada dia Lulla melhora nas pesquisas, cada dia encontro mais ex-petistas de carteirinha, havendo uma recaída, Lulla nas próximas eleições, vai ter cem por cento dos votos, menos um, o meu.

 
At 12:46 AM, Anonymous Anônimo said...

http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/

Aqui estão os 308 contra a CPI. Vamos espalhar os nomes Brasil afora



Qual é a sua tarefa, leitor amigo? Copiar esta lista, colar, botar no OrKut, no e-mail da namorada, do namorado, do ficante, do amigo, da amiga, do/a amante, do inimigo também. Imprima. Se for viajar, leva junto umas 20 cópias. Distribua àqueles que estiverem sofrendo com você nas filas, na sala de embarque, na poltrona ao lado. Quem puxa a lista do boicote à investigação? O PT. Vejam ali: 77 votos contra a CPÌ. Depois, vem o PMDB, com 65. Faça com que esta lista se multiplique em milhões de listas Brasil afora.

 
At 2:16 AM, Blogger Abreu said...

Para "certos casos", PENA DE MORTE JÁ!

 
At 12:25 AM, Anonymous Anônimo said...

Que ex-petista porra nenhuma! Você é só mais um cusão desmamado. Chora, porcalhada! Chupa mesmo! Cusão! Com certeza perdeu alguma teta!

 
At 1:40 PM, Blogger Daniel Pearl Bezerra said...

O Brasil continua vivendo períodos trágicos por erros dos políticos e parte da Sociedade burguesa. As grandes injustiças começaram no início da colonização do Brasil, a matança de mais de 7 milhões de índios e em seguida a escravidão dos negros africanos. A falta de reformas, tanto agrária, social, política, tributária, educacional levaram nossa Nação aos "caos" de seus 507 anos. A pior chaga do país na minha opinião, vem dos meios de comunicações. Seis famílias imperialistas administram a pauta que a Nação deve ingerir semanalmente, através de revistas, rádios e televisão, sem nenhum compromisso com a verdade e a ética; O Quarto Poder (a Mídia) intimida o poder Executivo com suas manchetes sensacionalistas, levando a situações embaraçosas para o presidente Lula e seus Ministros. Invenções, mentiras e calúnias são fabricadas pela Mídia Golpista, preparando o caminho para as eleições presidenciais de 2010. O poder financeiro desses grandes grupos empresariais está em jogo e não o bem estar da população brasileira. A Sociedade Civil vem percebendo algo de errado, e o sinal foi dado pela última pesquisa de popularidade do presidente Lula. Chegou a hora de juntos reconstruirmos os sonhos de uma grande Nação, chamada Brasil, e também uma limpeza geral na mídia nacional. O Editor do Desabafo País.http://desabafopais.blogspot.com/

 

Postar um comentário

<< Home