sábado

Numa Exata bifurcação

Por Márcio Accioly

As investigações a respeito da compra do dossiê contra os tucanos deságuam, sem variações, no interior do gabinete presidencial. Com o envolvimento inescapável de figuras que privam da intimidade de Dom Luiz Inácio (PT-SP). Jurar desconhecimento dos fatos é exigir demais da boa-fé dos circunstantes.

Não bastassem as presenças de Jorge Lorenzetti, “analista de risco e mídia da área de inteligência da campanha” pela reeleição (além de churrasqueiro de nosso amável beberrão) e Hamilton Lacerda, “coordenador de comunicação” da campanha de Aloizio Mercadante (PT), ao governo paulista, figuras de proa não deixam de surgir.

A Polícia Federal descobriu agora que o ex-ministro chefe da Casa Civil (Zé Dirceu), deputado federal cassado por corrupção, esteve muito ativo nos dias que antecederam as prisões, disparando telefonemas aos principais acusados.

Mas, apesar de provas, traços e indícios, o presidente da República expõe sinais de imbatibilidade eleitoral, ampliando a distância em pontos percentuais que o separam de seu principal concorrente na corrida ao Palácio do Planalto.

Afinal, que está acontecendo no nosso Brasil? Como explicar tal coletiva insensibilidade diante de tão graves fatos, exibindo cruamente o comportamento criminoso dessa quadrilha montada pelo mais alto mandatário?

O procurador-geral da República já denunciou 40 dos principais membros da administração federal, pintando cenário de horrores na forma de atuação. Seus métodos nada ficam a dever à hierarquia funcional de estruturadas organizações mafiosas.

A perigosa indiferença que se percebe na maioria, no entanto, parece encontrar ressonância no sentimento de inutilidade diante das ocorrências. Como se cada qual soubesse por antecipação que “nada disso é pra valer”. O que está em disputa é apenas o poder pelo poder, sem nenhuma preocupação ética e moral pelo que quer que seja.

Não fosse assim, o ex-presidente Fernando Collor de Mello (1990-92), absolvido em todos os processos a que respondeu no Supremo Tribunal Federal, não teria sido agora eleito senador (2007-15).

Nem o deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) seria um dos principais conselheiros de Dom Luiz Inácio, apesar de denunciado por desvio de verbas da Sudam e depois de renunciar a mandato senatorial na chuva de acusações contra ele disparadas ao se tornar presidente do Senado (2001).

O que se constata é a desmoralização absoluta das instituições, conduzidas por bucaneiros e falsários cujo objetivo revelado é o de se locupletar nos cofres públicos, navegando em mordomias e benesses intermináveis.

Não existe a menor preocupação com relação aos rumos nacionais, num país onde a educação se esboroa. O que se vê é o aparelhamento estatal no emprego de integrantes partidários, pessoas sem qualificação que desmontam as instituições e prevalecem através da intimidação.

Seja qual for o vencedor dessa disputa presidencial, já se sabe que nada disso irá terminar bem. O País se encontra dividido: entre banqueiros que amealham lucros fantásticos como jamais se imaginou e miseráveis contemplados pela bolsa-esmola que nada mais é do que a compra aberta e descarada de votos.

No imprensado, as classes médias, desorientadas e sem noção do que fazer. Sem liderança, sem ponto de apoio e sem ter a quem apelar. O problema fundamental é a não existência de instituição capaz de segurar a crise que se avizinha. Com o País dividido e a bandalheira oficializada, vai ser um salve-se quem puder.

Márcio Accioly é Jornalista.

7 Comments:

At 2:58 AM, Anonymous Anônimo said...

Por tudo isso no dia 29/10/2006

øøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøøø
øøøøøøøøøøøø$¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶øø¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
øøøøøøøøøøøø¶¶´´´´´´´´¶øø¶´´´´´´´´´´´´´´´o
øøøøøøøøøøø¶¶´´´´´´´´o¶ø¶¶´´´´´´´´´´´´´´´¶
øøøøøøøø$ø¶¶1´´´`´´´´o¶$¶¶´´`´´´``´`´´`´´¶
øøøøø$¢$ø$¶7´´´``´´´´$¶$¶´´´`´´´´´´´´´´´´¶
øøøøø$¢$$¶7´´´´```´´´¶¶¶¶´´´`´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
øøøø¢¶$ø¶¢´´´´¶´´´`´`¶ø¶´´´´`´¢¶$ø$ø$$ø$øø
øøøøøøø¶ø´´´´o¶´´´´´´¶ø¶´´`´´´¶¶¢øøøøø$øøø
øøøøøø¶$´´´´´¶´´`´´´7¶¶´´´´´´`¶¶¶¶¶¶øø$øøø
øøøø¶$¶´´`´´$¶´´´´´´¶¶¶´´´´´´´`´7o¶¶¶¶øøøø
øøøø¶¶´´`´´ø¶¶´´`´´´¶¶7´´´´´´´´´´´´´7¶¶$ø$
øøø¶¶´´´´´¶¶¶ø´´´´´´¶¶´´´´´´´´´´```´´´¶¶$¢
ø$¶¶´´´´´ø¶ø¶`´´´´´´¶ø´```´´´´´´`´´´´´´¶¶ø
ø$¶´´´´´¶¶¶$¶´´```´7¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶o´´`´´´´´7¶ø
$¶o´´´´¶¶¶¶¶¶````´´¶¶¶¶øøøøø$¶¶$´´´´`´´´¶$
$¶´´´´´´´´´´´´´´´`´´´´øøøøøøøø$¶´´´´´´´`¶ø
¶¶´´´```´´´´´`´´´``´´´¶$øøøøøøø¶´´```´´7¶ø
¶o´´´´´´´´´´´´```´´´´´¶$øøøøøø¶¶´´´´´´´o¶ø
¶¢1o¢¢¢¢¢¢¢¶7´´´´´`¶ø$¶¶øøøø¶¶¶`´´´´`´´¶¶¢
$¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶1$¶¶¶¶¶¶¶ø´´´`´´´´ø¶¶ø
øøøøøøøøøø¶¶´´´´`´¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´o¶$¢ø
øøø$øøøøøø¶$´```´´¶´´´´´´´´´´´´``´´´ø¶øøøø
øøøøøøøøøø¶o´´´´´´¶´´´´´````´´´´´´`¶¶$øøøø
øøøøøøøøøøø´´´´´´´¶´´´´´´´´´´´´´ø¶¶$¶øøøøø
øøøøøøøøøø¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶øøøø$¶¶¶¶¶¶$øøøøøøø
øøøøøøøøøøøø$$$¶$¶øøø$¶¶¶¶¶¶¶$$øøøøøøøøøøø

 
At 2:19 PM, Blogger Santa said...

Ex queridíssimo!!

Este é mais um aviso do que um comentário. Peço desculpas se não visito meus amigos na medida que gostaria. É que infelizmente o problema da minha mão direita retrocedeu. Voltei às sessões de fisioterapia (+ 15). Consigo visitar um a três blogs por dia e tenho que interromper. Isso não impede que leia os blogs. Por outra, só não fechei o blog da santa ainda é porque minha indignação é maior do que a dor física. Bjs. E um Bom domingo!

 
At 4:41 PM, Blogger Nat said...

Já percebeu quantas versões sobre o dossiê foram apresentadas até agora? É a velha tática de confundir...

 
At 7:42 PM, Blogger Moita said...

Ex

É uma vergonha que o povo brasileiro tenha perdido o sentimento de rebater o mal feito, como dizia minha avó.

Temos que trocar até acertarmos, vou votar no Graldo. Mas se o Geraldo eleito, começar a roubar e/ou mentir, a Moita vai descer-lhe o cacete do mesmo jeito.

O que falta é indignação do povo brasileiro.

continuo meio adoentado daí não poder visitar os amigos com a constância que desejo.
um abraço

 
At 11:34 PM, Anonymous Anônimo said...

a turma (sic) continua unida, uns irão para o sacrifício para inocentar o chefe mor, mas serão todos contemplados com nosso dinheiro e com a impunidade

 
At 11:57 PM, Blogger Alexandre, The Great said...

Estou pensando em passar para a clandestinidade. Passarei os próximos 4 anos conspirando contra o governo...eheheh

 
At 2:15 AM, Anonymous Anônimo said...

Adorei esse texto !!!
Os juristas deste país, a OAB, alguém tem que fazer alguma coisa !!!
Por quê tá todo mundo solto???

 

Postar um comentário

<< Home