quinta-feira

Centrais gastam R$ 6,5 milhões em festa

01 de Maio de 2008

As principais centrais sindicais gastarão cerca de 6,5 milhões de reais com as comemorações do Dia do Trabalho, nesta quinta-feira, em São Paulo. As megafestas -- que misturam shows populares e atos políticos -- deverão reunir no mínimo 3,5 milhões de pessoas, conforme reportagem do jornal Folha de S. Paulo. Os custos são bancados por empresas estatais e privadas que compraram cotas publicitárias nos palcos e nos arredores das festas.

"É uma fórmula que deu certo: buscar o patrocínio de empresas e combinar lazer, entretenimento e manifestação política", disse à Folha o marqueteiro André Guimarães, responsável pela festa da UGT e ex-organizador da Força Sindical e da CUT. A Petrobras, por exemplo, cedeu 800.000 reais às centrais (400.000 para a CUT, 250.000 para a Força e 150.000 para a UGT. A Caixa Econômica Federal deu 630.000 reais às três centrais.

Os eventos da CUT em São Paulo acontecem no Autódromo de Interlagos, no Centro de Tradições Nordestinas, Guarulhos e ABC. Além de estatais, empresas como AmBev, Telefônica e Nestlé compraram cotas. O evento da Força, com show de Zezé Di Camargo e Luciano, acontece na praça Campo de Bagatelle e os custos, de 2,5 milhões de reais, serão pagos por Telefônica, Brahma, Bovespa e Caixa. Em comum, as festas têm a reivindicação por jornada de trabalho menor.