domingo

Sarney e Siqueira confirmam descoberta de atos em maio

Recife. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press. Publicada no dia 15/08/2009


Em notas, presidente do Senado e ex-diretor de RH tentam amenizar contradição em discurso de Sarney

Leandro Colon, de O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o ex-diretor Ralph Siqueira confirmaram neste sábado, 15, que os atos secretos do Senado ("não publicados", segundo eles) foram descobertos em maio. Ou seja, naquele mês, o senador já sabia da existência de boletins sigilosos na Casa. Os dois tentaram, por meio de notas, amenizar a contradição disso com o discurso em que Sarney diz, no dia 16 de junho, que não sabia o que era ato secreto.

Em entrevista gravada ao Estado, Siqueira disse na sexta-feira, 14, que avisou Sarney da descoberta de atos secretos num encontro entre 28 e 29 de maio: "Comuniquei que havia sido nomeada essa comissão da qual eu participava e que havia indícios de omissão deliberada. Era meu dever falar ao presidente o que já tinha falado ao diretor-geral. Ele disse para investigar tudo. O primeiro-secretário já sabia de um ato que elevava a remuneração dos chefes de gabinete administrativos. E comuniquei isso ao presidente. Ele disse que iria providenciar a anulação desse ato."

Neste sábado, reafirmou o encontro com Sarney, incluindo, desta vez, além do indício de sigilo proposital, a possibilidade de "erro técnico": "Disse ao repórter que, entre os dias 28 e 29 de maio, após a criação da Comissão de Sindicância para efetuar o levantamento dos Boletins de Pessoal publicados no Senado Federal, comuniquei ao Presidente Sarney, na condição de diretor da Secretaria de Recursos Humanos, que iria integrar a Comissão e que ela levantaria a quantidade de boletins antigos que haviam sido disponibilizados na rede pela Secretaria de Recursos Humanos, bem como apuraria se a falta desses boletins na rede teria ocorrido por erro técnico ou por omissão deliberada".

Sarney confirmou também outra declaração dada por Siqueira: a de que todos os atos foram publicados, sem alarde, entre abril e maio deste ano. A manobra só foi revelada em reportagem do Estado no dia 10 de junho. Em sua nota, Sarney não explica os motivos que levaram a administração da Casa a inserir mais de 500 atos secretos de maneira encoberta e sem qualquer investigação preliminar, inclusive antes dos trabalhos da comissão de sindicância que analisou o assunto.

O senador diz, na nota, que a declaração de Siqueira - ex-diretor de Recursos Humanos - "não constitui nenhuma novidade". A nota divulgada neste sábado pelo ex-diretor foi negociada pela manhã, por telefone, com a assessoria de Sarney. Desta vez, Siqueira tentou desvincular sua declaração com o discurso em que o senador diz, no dia 16 de junho, que não sabia o que era ato secreto. Ele tentou apresentar uma versão para não prejudicar Sarney e, por outro lado, que o ajude no processo disciplinar dentro do Senado.

Sarney afirma também que, na data de seu discurso em 16 de junho, já havia recebido o relatório final da comissão que analisou os atos secretos: "Em 16 de junho, esta Comissão encerrou seus trabalhos". O presidente do Senado recebeu, no máximo, um relatório preliminar. A comissão encerrou seus trabalhos no dia 19 de junho, três dias depois de seu discurso. Naquela sexta-feira, a servidora Dóris Peixoto, integrante da comissão na época e hoje diretora de Recursos Humanos, entregou a assessores do senador o relatório e um CD com os atos secretos. A conclusão dos trabalhos foi divulgada à Mesa Diretora somente no dia 23, uma semana depois do discurso de Sarney.

Veja também:

lista Leia a íntegra da nota de José Sarney

lista Leia a íntegra da nota de Ralph Siqueira

linkSarney admite que soube em maio sobre atos secretos

linkSarney quebrou decoro ao negar atos, diz oposição

linkSarney foi avisado de atos secretos, afirma ex-diretor