terça-feira

Texto de Stédile (MST), no livro de Geografia da quinta série do ensino fundamental

O livro “Geografia”, de Antonio Aparecido e Hugo Montenegro, obrigatório na 5ª série do primeiro grau no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, Bagé, interior do Rio Grande do Sul, com texto de João Pedro Stédile, o líder do criminoso MST que há pouco tempo sugeriu o assassinato dos produtores rurais brasileiros.

Através desse livro, as crianças aprendem que propriedades grandes são de “alguns” e que assentamentos e pequenas propriedades familiares “são de todos”. Aprendem que “trabalhar livre, sem patrão” é “benefício de toda a comunidade”. Aprendem que assentamentos são “uma forma de organização mais solidária... do que nas grandes propriedades rurais”. E também aprendem a ler um enorme texto de... adivinhe quem? João Pedro Stédile, o líder do criminoso MST que há pouco tempo sugeriu o assassinato dos produtores rurais brasileiros. O mesmo líder que incentiva a invasão, destruição e o roubo do que aos outros pertence. Ele relata como funciona o movimento e se embriaga em palavras ao descrever que “meninos e meninas, a nova geração de assentados... formam filas na frente da escola, cantam o hino do Movimento dos Sem-Terra e assistem ao hasteamento da bandeira do MST”.

Leia o artigo A REVOLUÇÃO SILENCIOSA, por Diego Casagrande, jornalista

REAÇÃO

O uso de um texto de Stédile, no livro de Geografia da quinta série do ensino fundamental do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Bagé (RS), deixou alguns pais de alunos e os agropecuaristas da região revoltados. O Sindicato Rural encaminhou uma reclamação formal à congregação dos Salesianos, administradora da centenária escola, na expectativa de que o conteúdo seja substituído. O presidente da entidade, Paulo Ricardo Dias, recebeu do diretor do colégio, padre Dácio Bona, a promessa de que a mudança será levada à discussão na Sociedade de São Francisco de Sales, que orienta uma rede de instituições de ensino em todo o País.

Leia a matéria completa por Jorge Serrão, jornalista

20 Comments:

At 10:18 AM, Blogger Santa said...

Ex-petista

Nenhum livro didático pode ser adotado por determinação e sem aprovação prévia do MEC. Isso prova que o "plano nacional de educação" do PT está em prática no País.

Obrigada pela força lá no blog.
Bjs

 
At 10:51 AM, Anonymous Anônimo said...

“Necessitamos de uma forma decorrente da percepção das permanentes mudanças. Para sua implementação, as realidades regionais não só serão consideradas, mas efetivamente integradas e articuladas estrategicamente, de maneira democrática e planejada.”

Entendeu? Não? Pois, não é de Gilberto Gil. O texto é do Plano de governo de Mercadante para o governo de São Paulo

 
At 10:55 AM, Blogger Lúcia said...

Sórdidos!

 
At 5:01 PM, Anonymous Anônimo said...

É assim que eles começam a fazer a lavagem cerebral das nossas crianças. Até que um dia elas se tornam cegas para os mandos e desmandos dessa corja.

 
At 10:26 PM, Blogger Lúcia said...

Geraldo cresceu oito pontos na pesquisa nacional do Ibope, realizada nos dias 22 a 24 de julho, e encostou ainda mais em Lula, que manteve a tendência de queda, e perdeu quatro pontos. No Rio Grande do Sul, Geraldo também sobe.

 
At 11:51 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá ex!
Impressionante a 'podridão' petista e a que ponto chegaram!! Até Deus duvida!!! :-) Bjs

 
At 8:44 AM, Blogger Ricardo Rayol said...

Isso é bizarro

 
At 8:45 AM, Anonymous Anônimo said...

o país está sendo nivelado por baixo em todas a áreas, MST hoje é um grupo agindo fora da lei, deveria ser banido e seus líderes penalizados

 
At 10:58 AM, Blogger Unknown said...

Ex petista,

Essa é

"a revolução pela educação",

da esquerda.

Bom fim de semana,

Beijo

 
At 12:02 AM, Blogger Nat said...

É o mais puro exemplo do Brasil sitiado!!! Inacreditável!!!

 
At 5:59 PM, Blogger Al Berto said...

Ser ou não ser, eis a questão.
Afastamento cruel :-).

Um abraço,

 
At 10:14 PM, Blogger Al Berto said...

Viva:

Aguardo sua visita e comentário lá no EG.

Um abraço,

 
At 11:30 AM, Anonymous Anônimo said...

Não é interessante o fato do Sr. Diego Casagrande, mesmo tendo recebido a resposta da Rede Salesiana de Escolas para seu artigo “Revolução Silenciosa”, não ter dado o direito de resposta?

Por uma imprensa livre, comprometida com a verdade e a ética, enviamos nossa resposta diretamente a você.


CARTA DA REDE SALESIANA DE ESCOLAS À IMPRENSA

26 de julho de 2006.

Foi com tristeza e indignação que a Rede Salesiana de Escolas recebeu no início desta semana um link do blog do jornalista Diego Casagrande (http://www.blogdodiego.com.br/#13339), enviado por uma de nossas unidades, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé-RS. O artigo ‘A revolução silenciosa’, publicado em 17 de julho de 2006, desrespeita a história e a tradição salesiana no segmento de ensino, agride o trabalho de professores autores da academia nacional, desmerece o projeto da Rede Salesiana de Escolas (RSE) - que reúne hoje 109 escolas no País -, entre tantos outros desagravos inconseqüentes e desnecessários.

Sabemos que em ano eleitoral os ânimos se afloram e a necessidade de encontrar ‘culpados’ torna-se quase uma tendência. Contudo, entendemos que a melhor forma de se construir uma sociedade mais justa, solidária e democrática é promovendo a integração e não a desarticulação. O denuncismo, sem a necessária apuração, deve ser evitado.

A escola salesiana, por missão e posicionamento estratégico, é um espaço aberto ao diálogo. Nosso objetivo é fornecer razões de vida e de esperança às novas gerações, através da formação de cidadãos críticos e atuantes, com base nos valores cristãos.

Sobre as críticas feitas ao livro de Geografia da 5ª série, lamentamos o desconhecimento do jornalista sobre o projeto da RSE. Seria oportuno que ele soubesse da proposta interdisciplinar de todas as matérias e, também, que cada coleção é formada por mais de um volume, sendo que o último de Geografia (3º ano) ainda está em produção.

Como a própria carta de abertura do livro destaca, o objetivo do material didático é apoiar os educandos na superação dos desafios do século XXI, entre eles a arte de “aprender a conviver, participando dos grupos de que faz parte, reconhecendo e aceitando as diferenças, convivendo pacificamente com os outros e exercendo a cidadania, como personagem atuante na História de seu País e do mundo.”.


Para refletir

• O livro não faz apologia do movimento dos sem terra. Trata o assentamento como mais uma forma de organização solidária do trabalho, ao lado de outros exemplos como as comunidades do Vale do Jequitinhonha (MG), que sequer foram mencionados;

• Entendemos que todo conhecimento é historicamente produzido e comporta diferentes pontos de vista sobre o mundo em que vivemos. Por isso, nos recusamos a transpor para o nosso material didático uma visão de ciência como verdade absoluta, pretensamente objetiva e neutra;

• Faz parte da proposta a compreensão das diferenças e as semelhanças contidas no espaço geográfico, reconhecendo que a construção desse espaço é resultante da interação de múltiplas e variadas culturas, povos e etnias. Perceber essas diferentes culturas como distintas, em suas representações com o espaço, possibilita aos alunos a valorização das diferenças socioculturais marcantes na sociedade brasileira e mundial;

• Investimos em procedimentos de pesquisa escolar para evidenciar a diversidade de experiências locais e propiciar a intervenção no espaço de vivência dos alunos;

• A equipe de autores da área de Ciências Humanas da RSE definiu uma seleção de conteúdos em torno de um princípio norteador - a dignidade da pessoa humana e o supremo valor da vida - e dos seguintes eixos, a partir dos quais se definiram as escolhas acerca dos conteúdos específicos: identidade, diversidade, cidadania, humanismo e transcendência;

• Todo o material didático da Rede Salesiana de Escolas, o que inclui o livro citado, está de acordo com as leis brasileiras: Declaração de Direitos;
Constituição Federal, LDBN/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais.


Citações do livro de Geografia da 5ª série da Rede Salesiana de Escolas

"Até agora, estudamos vários aspectos da vida nas cidades e no campo. Você pode estar se perguntando: para que estudar tudo isso? As razões são muitas: ampliarmos nossos conhecimentos geográficos de espaços rurais e urbanos, aprendermos a refletir sobre as mudanças que neles estão acontecendo ... Tudo isso para que possamos participar com mais informações e idéias de discussões sobre as mudanças nos lugares em que moramos. Em outras palavras, ver de maneira crítica o que acontece ao nosso redor e participar dos debates sobre políticas públicas, tornando-nos cidadãos ativos em nossas comunidades." (p. 63)

"Através dos exemplos das transformações no Rio de Janeiro e no Pantanal Mato-grossense, tentamos mostrar a você que o campo e as cidades estão passando por modificações relacionadas ao uso de novas tecnologias nas indústrias, no comércio e nos serviços. Percebemos que essas mudanças têm trazido tanto benefícios quanto problemas para a humanidade. Nós podemos e devemos interferir nas decisões públicas e privadas que transformam as cidades e o campo. Uma das maneiras é participar de organizações que visam a preservar áreas históricas das cidades [...] e regiões naturais [...]. Outra forma é escolher candidatos a cargos públicos que pensem de maneira semelhante sobre o uso de nossos espaços urbanos e rurais. Assim, estudando Geografia, você aprenderá informações e construirá idéias que o ajudarão a ser um eleitor crítico e um cidadão ativo." (p 76)

"Muitas vezes, pensamos que as fotos de livros, revistas e jornais mostram o que realmente aconteceu. Nós consideramos que elas revelam o que o fotógrafo e/ou o diagramador quis destacar num acontecimento. [...]. Assim, as fotos trazem uma versão dos fatos, não os fatos reais. Você já tinha pensado nisso? As imagens estão cada vez mais presentes nos meios de comunicação, razão para que aprendamos a compreendê-las. Pensamos ser importante observar e analisar uma foto tal qual fazemos com um texto escrito. Podemos concordar, discordar ou concordar parcialmente com as idéias que ela transmite." (Pg. 114)

 
At 2:18 AM, Anonymous Anônimo said...

Estupidez à flor da pele

É impressionante o conteúdo da resposta da RSE. Revela uma brutal tendenciosidade travestida de cidadania, a novilíngua do mundo contemporâneo.

Ora, a resposta começa com uma acusação errônea, de que tudo não passa de brigas pré-eleitorais. O problema é muito mais grave e anterior ao pleito e o missivista só entende até o nível futebolístico, por assim dizer.

Quer dizer que vocês, da RSE, acreditam que a integração promove uma sociedade mais justa, mesmo quando essa integração é com um confesso inimigo dos valores morais que vocês dizem defender?
De que lado vocês estão afinal? Como vocês tem a cara de pau de afirmar que não há promoção do MST quando vocês colocam justamente um texto do líder do movimento em um livro escolar? Há textos de autores conservadores cristãos por acaso para contrabalancear o peso do escroto do Stédile?
Não faz apologia uma ova! Faz apologia sim e da grossa! Relatar uma experiência nefasta e maoísta como os assentamentos (leia-se invasão) como uma experiência justa e humana não é apologia?
Dante Alighieri colocava os fraudadores em um nível abaixo dos homicidas. Vocês da RSE são fraudadores! Primeiro são hipócritas porque afirmam defender valores cristãos. Ora, já dizia o Salmo "Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios". Um líder que sugere o extermínio dos agricultores, um movimento que admira um regime que matou mais de 100 milhões de pessoas no século XX não são ímpios por acaso?

Agora a pérola da fraude é essa:
"A equipe de autores da área de Ciências Humanas da RSE definiu uma seleção de conteúdos em torno de um princípio norteador - a dignidade da pessoa humana e o supremo valor da vida - e dos seguintes eixos, a partir dos quais se definiram as escolhas acerca dos conteúdos específicos: identidade, diversidade, cidadania, humanismo e transcendência;"

Caramba, uma menção honrosa ao comunismo que matou 100 milhões de pessoas é realmente muito digno e certamente colabora para valorisar de forma suprema a vida, ora pois!
Toda essa baboseira de diversidade, ecologia, humanismo, cidadania só serve como cunha para o caos e o mal. O humanismo da revolução francesa exterminou em poucos anos 200 mil pessoas, culminando com o caos e um golpe de estado, caindo a França nas mãos de Bonaparte. A babaquice ecológica da esquerda brasileira arrendou a Amazônia, enquanto essa mesma esquerda esperneava contra um inimigo imperialista inexistente naquele território. Afague com uma mão e soque com a outra, uma máxima Leninista...

Repito: o plano de ensino da RSE é uma fraude, pois pregar valores cristãos junto com marxismo-gramscismo é incompatível. E saibam vocês que o primeiro guru inspirador do insensado Paulo Freire foi Antonio Gramsci. O segundo foi Karl Marx. E certamente na RSE o que mais se encontra são devotos de Paulo Freire.
Se vocês fossem uma escola claramente secular e materialista, jamais eu escreveria isso, apenas os desprezaria. Mas pela incongruência da resposta apresentada, é necessária a justa esculhambação!

E tenho certeza que, caindo a máscara de polidez que cobre pessoas como vocês, caindo o véu politicamente correto, que prega o diálogo, a tolerância e o respeito as diferenças, encontramos figuras autoritárias e intolerantes. Essa é a "ternura" de Che. Paredón, Gulag e quetais.

Por esse motivo escrevo anonimamente. Tenho pavor de gente com voz maviosa e discurso politicamente correto.

 
At 7:47 PM, Anonymous Anônimo said...

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At 7:38 PM, Anonymous Anônimo said...

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At 4:04 PM, Blogger vanesa said...

Soy una estudiante argentina, interesada en la historia de Brasil y especialmente en el MST. Me gustaría que tradujeran la página. Gracias.-

 
At 4:07 PM, Blogger vanesa said...

Soy una estudiante aregntina interasada en su historia y especialmente en el MST, por eso me gustaría que tradujeran la página ya que no sé portugués. Gracias.-

 
At 1:45 AM, Anonymous Anônimo said...

se vc não concorda com essa ideologia do MST como vc foi petista algum dia???

q palhaço, não sabe nem o q o partido prega e se dizia petista...hahahhaha

estranho q vcs acusam o PT de ser altamente socialista e os outros da esquerda falam q o PT é de direita, é igual o PSDB.

não sou petista, mas dá-lhe Stédile!

 
At 9:52 AM, Anonymous Anônimo said...

eu quero estudar faz um site com exercicio ensinando provas, testes, trabalhos e no final de tudo isso vcs dam a nota!


gostei muito mas tem como melhorar!

 

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