sábado

Metástases e Metáforas


Por Alfredo Guarischi, Cirurgião Oncológico, RJ

Esta demais. Não saber de nada não é verdade, bastando apenas consultar declarações antigas publicadas em jornais, relatórios do Tribunal de Contas da União e até - perdoe-me - a consciência. Dar opinião quando tem que dar ordem não é aceitável, para quem exerce a chefia. Ninguém comanda sem equipe. Só se nomeia quem está tecnicamente preparado e que se possa demitir, sem constrangimento. Agora falar em metástase como metáfora foi terrível. Uma grande maldade com os pacientes oncológicos.

Eu não deveria comentar sobre política, mas como oncologista estou recebendo muitas indagações de pacientes aflitos.

Metástases podem ser tratadas e a sobrevida dos pacientes pode ser longa. Tumores podem matar sem dar metástase. Portanto não é adequado comparar oncologia com política. Câncer tem cura, em várias situações. A política nacional é que está muito mal.

Senhor presidente a imprensa não o está perseguindo, mas o senhor está falando o que não deveria, pois está alarmando pacientes. Pelo poder que o senhor tem – chefe da nação – TUDO que o senhor fala é noticiado. A sua afirmação foi infeliz e deixou pessoas, que ainda têm esperança com os tratamentos, ainda mais fragilizadas.

Governe o país, para o qual o senhor foi reeleito pela grande maioria da nação. Em questões de saúde deixe seu atual ministro da saúde falar. Ele é um técnico e bem preparado.

A medicina está evoluindo e em todo país existem centros de oncologia – públicos e privados – que oferecem tratamento para doença metastática de modo correto e não diferente dos mais respeitáveis centros estrangeiros. A maioria do nosso povo vai continuar a ser tratada pelos nossos médicos. E vai ser bem tratada.

Metástases podem ter cura, assim como o câncer sem metástase. Metáforas podem ser mais perigosas que metástases.



1 Comments:

At 10:21 AM, Blogger Santa said...

Oi, EX-PETISTA

notícias da Santa.

Amanhã faz a primeira revisão da cirurgia. Ela ainda sente algumas dores, está tensa, chateada. Mesmo assim lembrou dos leitores do blog e pediu que eu transmitisse os agradecimentos pelo carinho recebido.

(Santinha, a estagiária)

 

Postar um comentário

<< Home