sexta-feira

Entrevista: Demétrio Magnoli

UMA VITÓRIA DA RAZÃO
Páginas Amarelas – Revista Veja, 5 de novembro, 2008


Para o sociólogo, as últimas eleições mostraram que
os brasileiros não se deixam mais levar pela conversa
de que toda esquerda é boa e toda direita é má


Diogo Schelp

"O PT no poder revelou a esquerda que faz o mensalão, persegue o caseiro e confunde estado com governo e partido"

O paulistano Demétrio Magnoli, de 49 anos, faz parte de uma categoria de intelectuais – rara no Brasil – que se notabiliza tanto pelo conhecimento acadêmico, como pela habilidade para escrever sobre temas complexos de maneira clara e objetiva. Sociólogo e doutor em geografia humana, Magnoli integra o Grupo de Análises da Conjuntura Internacional, da Universidade de São Paulo, e é autor de mais de uma dezena de livros didáticos. Em sua coluna nos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, ele expõe análises aprofundadas de política mundial e críticas incisivas às manifestações de pensamento único na sociedade e no governo brasileiros. Magnoli concedeu, descalço, a seguinte entrevista a VEJA, em seu apartamento, em São Paulo.

Os conceitos de esquerda e direita estão ultrapassados?
Não, desde que sejam compreendidos no marco da democracia. No sistema democrático, há uma tensão permanente entre liberdade e igualdade. A primeira está associada à direita democrática, para a qual existe um conjunto indissociável de liberdades: a de expressão e organização, a econômica e a de pluralidade de opiniões. Já o conceito de igualdade está associado à esquerda democrática, que defende a necessidade de restringir um pouco a liberdade econômica para que as desigualdades não cresçam muito. As democracias maduras oscilam entre a direita e a esquerda, em busca ora de mais liberdade, ora de mais igualdade. Essa é a história das eleições na Europa e nos Estados Unidos no último meio século. Acredito que a história do Brasil também será essa. Trata-se de algo muito diferente dos conceitos de esquerda e direita não-democráticas, estes, sim, ultrapassados.


"O filósofo francês Raymond Aron disse que o marxismo é o ópio dos intelectuais. Isso porque lhes oferece a ilusão de que são donos de um saber maior: o do fim da história. É natural que uma ideologia que afirme isso os seduza"

Em certos círculos, dizer que algo é "de direita" serve para desqualificar desde filmes até valores morais. Qual é a explicação para esse uso do termo "direita"?
A palavra "direita" esteve associada no século XX ao fascismo e ao nazismo. Tais regimes foram condenados de maneira absoluta pela população mundial. Em países da América Latina, em particular, a direita foi ligada a regimes militares. Por isso, no Brasil, a expressão "direita" ainda é usada, embora cada vez com menor freqüência, como sinônimo de tudo o que deve ser rejeitado. Já o termo "esquerda" costuma ser relacionado a uma idéia de transformação humanista do mundo, imaginada a partir da Revolução Francesa e das lutas sociais do século XIX. Muita gente esquece que elas, em sua origem, deceparam milhares de cabeças por meio da guilhotina. Assim como esquece a brutalidade do stalinismo e do maoísmo, no século XX.

O senhor acredita que o preconceito contra a direita tende a diminuir?
Sim, e isso acontece quando um país experimenta a esquerda no poder, como é o caso do Brasil, hoje. Nos países de democracia madura, o argumento "isso é de direita" não serve para encerrar uma discussão. Não gosto do governo Lula, mas ele está sendo bom para o nosso amadurecimento político. O PT no poder revelou a esquerda que faz o mensalão, persegue o caseiro, tenta controlar os meios estatais para os seus próprios fins e confunde estado com governo e partido. Com o tempo, os brasileiros vão se convencer de que os partidos de direita e de esquerda devem existir dentro de um mesmo espectro político, desde que aceitem a democracia. Essa mudança de percepção pode ser verificada nas últimas eleições municipais. A classe média de São Paulo, que no passado votou em massa em candidatos do PT, agora elegeu Gilberto Kassab e não o vê como um candidato da velha direita – apesar de pertencer ao DEM, o antigo PFL. Os eleitores não compraram a idéia de que as eleições eram a luta do bem contra o mal, como a campanha do PT tentou vender. O PT imbuiu-se, nessas eleições, da missão de eliminar o DEM. A idéia de eliminar um partido, de centro-direita ou não, é antidemocrática. O que o discurso do PT revela é o desejo de ser partido único. Resultado: a classe média que acreditou no PT agora desconfia de sua natureza democrática.

Pode-se dizer que a ideologia serviu de pretexto para a corrupção do PT?
A corrupção é um fenômeno muito antigo na história do Brasil e completamente suprapartidário. O que espantou muita gente foi o estilo PT de corromper – e que, claro, tem a ver com a sua visão de mundo. O partido apresentou um modo centralizado de praticar a corrupção. Ao contrário da prática tradicional, feita em nome de interesses localizados, o PT deliberou e organizou a corrupção a partir da sua cúpula. Isso provocou uma ruptura muito grande entre o partido e boa parte do seu eleitorado tradicional, principalmente nas grandes cidades.

A vontade de ser partido único não é um anacronismo?
A verdade é que a queda do Muro de Berlim fez muito mal ao PT. O fracasso da União Soviética e de seus satélites no Leste Europeu tirou de cena o foco da crítica petista, que em sua origem repudiava o chamado socialismo real. A partir daí, o partido tomou um rumo regressivo e foi dominado por três grupos. O primeiro é a corrente de origem castrista, representada, entre outros, por José Dirceu. O segundo é o dos sindicalistas, notadamente os que controlam a CUT. O terceiro é formado pelas correntes católicas ligadas à Teologia da Libertação, cujo principal representante é Frei Betto, que foi um alto assessor de Lula. Com isso, o PT adotou uma ideologia retrógrada do estado como salvador da sociedade. Deixou de fazer qualquer crítica ao socialismo real – a não ser em dias de festa, em documentos para inglês ver – e passou a falar como um velho partido comunista de outros tempos. O PT se tornou uma agremiação de esquerda estatizante, para a qual a história é uma ferrovia cujo destino final é a redenção da humanidade – e que vê a si própria como a locomotiva do comboio. Esse é o conceito de história que deveria ter desaparecido depois de 1989, com a queda do Muro de Berlim. Ao encampá-lo, o PT se tornou uma espécie de relíquia.

Por que a universidade brasileira ainda é um centro irradiador do marxismo?
Isso é verdade apenas em parte. Há bastante crítica à esquerda tradicional e stalinista nas universidades. Mas, sem dúvida, é fato que existe um apoio grande a essa ideologia no meio acadêmico. O filósofo francês Raymond Aron (1905-1983) disse que o marxismo é o ópio dos intelectuais. Isso porque o marxismo lhes oferece a ilusão de que são donos de um saber maior: o do fim da história. Como conseqüência, os intelectuais teriam a função de dirigir a sociedade. É natural que uma ideologia assim os seduza. Afinal de contas, dá a eles uma perspectiva de poder, influência e prestígio que o simples compromisso com a democracia não permite.

O que explica a ascensão dessa esquerda obsoleta em países da América Latina?
A falta do espelho do socialismo real na União Soviética e no Leste Europeu faz com que a esquerda latino-americana se entusiasme com governantes como Hugo Chávez. A esquerda latino-americana ainda imagina que deve construir o mundo de novo. Chávez, da Venezuela, Evo Morales, da Bolívia, Rafael Correa, do Equador, e Lula são muito diferentes entre si. Mas o que há em comum entre os partidos e os movimentos que apóiam esses governantes é a noção do estado como instrumento de salvação. Essa é uma idéia fundamentalmente antidemocrática. Não há nada parecido com isso fora da América Latina.


"A hostilidade à liberdade de imprensa é tão ampla no PT que apareceu em uma resolução oficial da direção nacional do partido, durante o escândalo do mensalão. O documento acusava os veículos de comunicação de golpismo"

Quem são os principais entusiastas de Chávez no Brasil?
Não é verdade que o PT como um todo siga Chávez, mas existem no seu interior correntes que o fazem. O chavismo exerce forte sedução sobre a sua Secretaria de Relações Internacionais. Acho triste que a direção nacional do partido tenha chegado ao ponto de soltar uma nota oficial em apoio ao fechamento, por motivos políticos, do canal venezuelano RCTV. Essa nota não foi contestada pelos parlamentares do PT de quem se esperaria uma palavra em defesa da democracia, como Eduardo Suplicy e José Eduardo Cardozo.

Como o senhor avalia a política externa brasileira?
A política externa brasileira tem duas cabeças. A oficial, que segue a linha histórica do Itamaraty, e a extra-oficial, que é a política externa do PT, representada por Marco Aurélio Garcia, assessor de Lula, que boicota a diplomacia tradicional. Garcia acha que a integração latino-americana deve ser feita em bases nacionalistas e antiamericanas, quase chavistas. Ele recusa que a América do Sul deva participar da globalização – o que significa recusar a realidade. Por isso, o Brasil deixou de falar duro com Evo Morales diante do aparatoso cerco militar às instalações da Petrobras, das intimidações contra agricultores brasileiros na Bolívia e da ruptura unilateral de contratos que estabeleciam o valor das refinarias. Logo, logo vamos ter uma crise no Paraguai. Temo que o governo Lula faça pouco para defender os agricultores brasileiros naquele país.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, o processou em 2006 e depois retirou a acusação. O que ocorreu?
Ele abriu um processo em razão de um artigo que escrevi, intitulado "Ministério da classificação racial". No ano anterior, Tarso Genro, o ministro itinerante do governo Lula, ocupava a Pasta da Educação e determinou que as escolas brasileiras passassem a incluir o item "raça/cor" nas fichas de matrícula dos alunos. Tarso Genro abriu um processo penal contra mim – e por meio da Advocacia-Geral da União – porque critiquei essa medida. Quando foi indicado para o Ministério da Justiça, ele retirou o processo. Imagino que considerou constrangedora a possibilidade de um ministro da Justiça perder um processo. Sabe-se que Tarso Genro, no Rio Grande do Sul, abria processos em grande quantidade contra jornalistas, para intimidá-los.

Essa estratégia de intimidação, aliás, passou a ser muito usada por setores do governo.
Existem divergências dentro do governo sobre liberdade de imprensa. Alguns membros do governo e do PT acham que se trata de um valor fundamental. Outros, e são muitos, acreditam que o país ideal é Cuba, onde há um partido único e um jornal único. A hostilidade à liberdade de imprensa é tão ampla no PT que apareceu em uma resolução oficial da direção nacional do partido, durante o escândalo do mensalão. O documento acusava os veículos de comunicação de golpismo.

No início da década de 90, os pais dos alunos de um colégio tentaram impedir que um professor adotasse um livro seu, sob o argumento de que o senhor era comunista. Sua visão de mundo mudou ou os pais estavam errados?
Minha visão de mundo não é a mesma de vinte anos atrás nem, menos ainda, a de trinta anos atrás. Na faculdade, nos tempos da ditadura militar, eu participei de uma organização trotskista, a Liberdade e Luta (Libelu), cujo verdadeiro nome era Organização Socialista Internacionalista. Quando escrevi meus primeiros livros, no entanto, já havia rompido com a organização e não me via mais como alguém de esquerda ou comunista. Meu primeiro livro didático, de 1989, era detestado pela esquerda. Talvez os pais desse colégio estivessem um pouco assustados com fantasmas do passado.

Como é a relação com os seus amigos que ainda nutrem admiração por figuras como Che Guevara e Hugo Chávez?
Eu não tenho amigos que gostam de Hugo Chávez, Che Guevara ou Fidel Castro. Simplesmente porque nunca tive amigos stalinistas. Eu tenho amigos que os trotskistas consideram pertencentes à direita feroz. Quando convido todos para uma mesma festa, começa um debate que, obviamente, nunca vai terminar. O debate político não deve impedir as pessoas de se tratar decentemente, mas a atividade intelectual pressupõe o exercício da crítica. Intelectuais que elogiam governos têm algum problema. Provavelmente querem um emprego.

42 Comments:

At 11:45 PM, Blogger Unknown said...

Demetrio Magnolli é uma dos grandes pensadores do Brasil. Sua leitura dos fatos segue uma logica inegavel e, a facilidade com que ele passa a visão dele ao leitor ou espectador é o que torna diferente dos outros pensadores brasileiros.

 
At 9:44 AM, Anonymous Anônimo said...

Muito bacana a entrevista com Magnoli. Vemos que na academia existe a dissidência ao dogma. E o quao verossímil é a revelação que Magnoli fez, pois os esquerdistas "intelequituais" sonham em dirigir nossas vidas. Essa foi uma grande sacada. Na democracia eles só serão relevantes porque somos obrigados a estudar suas matérias nos currículos mínimos do MEC... lógico, afinal de contas, eles também estão lá infestando o MEC para quererem nos impor suas verdades....oooops.... quer dizer DOGMAS esquerdistas. Muito bacana também o esclarecimento do equilíbrio dinâmico liberdade vs. igualdade. Parabéns ao autor do blog e ao entrevistado. Adquiri um livro recente dele. E fico feliz, em verdade folgo em saber que ele deixou de ser trotskista ou sei lá o quê... Provou que o axioma de Roberto Campos é verdadeiro.... após a maturidade, deixou de ser comunista!

 
At 3:12 PM, Blogger leo corretor said...

Eu não conhecia Demetrio Magnoli, parabens pela entrevista, voce expressa de maneira bem clara a pretenção do governo podre que aí está. Mais uma vez, parabens!!!!

 
At 6:44 PM, Blogger Unknown said...

Adorei a entrevista deste sociologo a respeito de politica publica, porem vale lembrar que os indices de aprovação do governo Lula são os maiores já registrados, talvez porque em nenhum outro governo houve tantos ganhos sociais para as classes mais pobres desta nação. Adorei a entrevista dele no programa do jô sobre "divisão racial" concordo plenamente com suas idéias. parabens!

 
At 12:43 AM, Blogger Leo said...

"Intelectuais que elogiam governos têm algum problema. Provavelmente querem um emprego."
Hahahaha! Muito boa!!

Confesso que não sou lá muito chegado à Veja, mas essa entrevista está muito boa.

 
At 12:50 AM, Anonymous Anônimo said...

Puta reacionário, um intelectual orgãnico da burguesia que traz implícita a velha tese de fim da história ao considerar o capitalismo e a democracia liberal burguesa como inevitáveis e ideais.
Prum sacana desse, só pau!

 
At 8:26 PM, Anonymous Anônimo said...

"Prum sacana desse, só pau!"

Beleza de argumento. Assim você vai longe...

Brasil, sil, sil...

 
At 9:05 AM, Anonymous Anônimo said...

Excepcional entrevista deste sociologo, o governo que aí está, preocupa-se mais com os ganhos de popularidade do que preocupação com os problemas sociais,insuma, são planos sociais eleitoreiros, com fins para se perpetuar no poder e re-afirmar essa ideologia stalinista ultrapassada e retrograda, que quem vai pagar essa conta, somos nós mesmos em um futuro bem proximo.

 
At 1:30 PM, Blogger Ivan said...

Fala sério né? Esse cara é mais a direita que o Serra, quer falar o que da esquerda?

 
At 9:53 PM, Anonymous liberdade de expressão said...

Muito boa entrevista.

http://liberdadedeexpressao.multiply.com

 
At 2:01 PM, Anonymous Dimas said...

Demetrio Magnoli,um lambe-botas de uma burguesia pútrida,indecente,genocida.Demetrio Magnoli,sim é um delinquente.

 
At 3:31 PM, Blogger Nanda Godoy said...

Com esse sistema retrogrado de cotas o Brasil não vai pra frente,,,

 
At 7:15 AM, Blogger Unknown said...

Também considero que ele é um intelectual reacionário. Defensor do status quo. Isto é muito claro.

 
At 5:22 PM, Blogger Robin said...

Eu também considerava Demétrio como um intelectual respeitado, até assistir um palestra de lançamento do seu livro "uma gota de sangue" na UnB.
E garanto a vocês que esse cara não passa de um charlatão psicológico, racista, neo-nazista e reacionário.
Além de extremamente mal-educado e hipócrita.
Bem, cada um tem sua opinião, a minha é essa.

 
At 1:02 AM, Anonymous Alexandre said...

Admirável a honestidade intelectual do Magnoli.

 
At 1:12 AM, Anonymous Anônimo said...

Só lamento ex-petista, não é um cara que antes estava errado e agora está certo ex-petista é um cara que antes estava certo e agora esta errado. Só lamento a Gang vai continuar no poder, prefiro a gang PT do que a gang psdb, demo ... kkkkkkkkkkkk só lamento.

 
At 1:22 PM, Blogger Daniel said...

"Puta reacionário, um intelectual orgãnico da burguesia que traz implícita a velha tese de fim da história ao considerar o capitalismo e a democracia liberal burguesa como inevitáveis e ideais.
Prum sacana desse, só pau!"

pérola do pensamento democrático de esquerda. O que eles querem é botar todos no paredón. Ainda tem gente que quer discutir educadamente com essa gente.

 
At 12:22 AM, Blogger Keith said...

Demétrio foi meu professor de Geopolítica há anos atrás e percebo que se mantém fiel a uma posição: crítica destrutiva disfarçado de intelectualidade. Herdou do trotskismo a ideia de eliminar o inimigo; só que agora defendendo o pensamento conservador da direita. Antes a direita era a sua besta; seu demônio de hoje é a esquerda que não lhe reconheceu a suprema "intelectualidade" de que ele julga portador.

 
At 12:19 AM, Blogger Guto Prates said...

O Cara é mau. Desceu o cacete nos instituyos de pesquisas na Bandeirantes, que eles iam levar o maior tombo do mundo. Moral da história: o Ibope acertou todas. Todas. O sociólogo chinfrim, partidário, fundametalista, fala e escreve com o fígado e não com o cérebro.
Entre ele e um saco de batatas, fico com o saco de batatas. É mais útil.

 
At 11:12 PM, Anonymous Anônimo said...

O PT antes de chegar ao governo condenava dos altos palanques a corrupção,chegando lá pratica o que condenou.Demétrio ex-petista?Combina com seu perfil objetivo e transparente de analísta pólítco.O cara tem conhecimento,é lógico e corajoso.Suas explanações são simples e diretas com deve ser.

 
At 11:15 AM, Anonymous Rodrigo Petronio said...

Entrevista brilhante. Tenho acompanhado com interesse cada vez maior o trabalho de Demetrio Magnoli. Parabéns ao site e ao Demetrio, pelo equilíbrio e a contundência. Rodrigo Petronio.

 
At 2:28 PM, Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 2:30 PM, Blogger Gustavo Biscaia de Lacerda said...

A entrevista é antiga, mas felizmente não é datada. Realmente, o PT é um partido daninho para o país, devido aos seus vínculos com a esquerda dita ideológica, simpática a Cuba, à Venezuela e assim por diante. Além dos problemas indicados por Magnoli (política externa ideológica, perseguição intelectual etc.), ainda faltaria indicar a corrupção generalizada e o hipócrita esforço totalitário de reescrever a história do país e do próprio PT (a famosa frase de Lula: "nunca antes neste país").
Esperamos que o Brasil e o PT continuem amadurecendo com o terceiro mandando do PT, mas que não haja um quarto mandato desse partido tão daninho.

 
At 9:32 AM, Blogger Bira said...

Saiu no Blog 2 Esquerdos (wordpress):
"Será que o Demétrio Magnoli tá ficando gagá?
Cotas raciais. Não sei se sou favorável. Tendo a ser contrário por uma única razão: é muito, muito difícil determinar quem é negro e quem não é. O Mano Brown soltou, no Roda Viva, que tem branco de olhos azuis que é negro – por se identificar culturalmente. A polícia, claro, sempre sabe quem é negro e quem não é. Talvez devêssemos chamar a Rota para dizer quem eles parariam numa blitz. Quem fosse “abordado” seria beneficiado com as cotas.

Mas quero dizer aqui o seguinte: acho que o Demétrio Magnoli está ficando gagá. Completamente gagá. Ele quis defender o Demóstenes Torres numa coluna publicada na Folha hoje.

Vou reproduzir partes do texto dele:

AS PESSOAS , inclusive os jornalistas, podem ser contrárias ou favoráveis à introdução de leis raciais no ordenamento constitucional brasileiro. Não é necessário, contudo, falsear deliberadamente a história como faz o panfleto disfarçado de reportagem publicado nesta Folha sob as assinaturas de Laura Capriglione e Lucas Ferraz (“DEM corresponsabiliza negros pela escravidão”, Cotidiano, 4/3).

A invectiva dos repórteres engajados contra o pronunciamento do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) na audiência do STF sobre cotas raciais inscreve no título a chave operacional da peça manipuladora.

O senador referiu-se aos reinos africanos, mas os militantes fantasiados de repórteres substituíram “africanos” por “negros”, convertendo uma explanação factual sobre história política numa leitura racializada da história.

Não: ninguém disse que a “raça negra” carrega responsabilidades pela escravidão. Mas se entende o impulso que fabrica a mentira: os arautos mais inescrupulosos das políticas de raça atribuem à “raça branca” a responsabilidade pela escravidão.

Bem, ele parte para mostrar com frases históricas como os africanos vendiam seus conterrâneos e concluir que aqui há “falsificação, manipulação e mentira aqui. Sempre em nome de poderosos interesses atuais”.

Agora, alguém inteligente e sem problemas de esclerose vai discorrer sobre o mesmo tema. O Elio Gaspari:

A TEORIA NEGREIRA DO DEM SAIU DO ARMÁRIO

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) é uma espécie de líder parlamentar da oposição às cotas para estimular a entrada de negros nas universidades públicas. O principal argumento contra essa iniciativa contesta sua legalidade, e o caso está no Supremo Tribunal Federal, onde realizaram-se audiências públicas destinadas a enriquecer o debate.

Na quarta-feira o senador Demóstenes foi ao STF, argumentou contra as cotas e disse o seguinte:

“[Fala-se que] as negras foram estupradas no Brasil. [Fala-se que] a miscigenação deu-se no Brasil pelo estupro. Gilberto Freyre, que hoje é renegado, mostra que isso se deu de forma muito mais consensual”.

 
At 9:33 AM, Blogger Bira said...

O link:
http://doisesquerdos.wordpress.com/2010/03/09/sera-que-o-demetrio-magnoli-ta-ficando-gaga/

 
At 5:48 PM, Anonymous Anônimo said...

O termo "direita" é utilizado para designar coisas ruins, porque a direita politicamente falando, é uma coisa ruim. Por mais que um discurso de esquerda pareça obsoleto às vezes, quando desviado das verdadeiras diretrizes da esquerda, nada é mais obsoleto, sobre a face da Terra, do que a política liberal, de direita, burguesa. A violência das classes, propriedade privada, moralismo burguês, exploração humana, são antigos na história da humanidade, portanto, a direita ( enquanto traços de sua ideologia ) é antiga, mas sempre cruel. A esquerda, não o PT, mas o conjunto das bases intelectuais em Marx, Engels, e até de reformistas como Lassale, consegue ser cada vez mais modernos, com o desenvolver da história, por isto estão nas universidades públicas, nos jovens, e nos trabalhadores que lêem, ou seja, NÃO EXISTE VERDADEIRA INTELECTUALIDADE FORA DO PENSAMENTO DE ESQUERDA, o resto é falácia, é o resto.

Lucas.

 
At 2:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Por que este bando de petistas filhos da puta acusam o cara de "defensor do status-quo", eles querem dizer o que com isso? QUe o Magnoli defende a eternização dos ladrões analfabetos do PT e do PMDB no poder? Vai tomar no cu, petezada.

 
At 11:27 AM, Anonymous Antonio Carlos said...

Magnoli discorre (com toda a razão) quando cita o equilíbrio entre a igualdade e a liberdade (ideais da Revolução Francesa) e que esses ideais também podem ser manipulados, dependendo das bases em que se apoiam! A esquerda de hoje poder ser a direita de amanhã e vice-versa! Com todos os trancos e barrancos, o fato é que esses ideais nunca foram tão buscados pelo povo! Não tenho nenhuma simpatia pelo PT, mas parece que das opções políticas que restaram e considerando os instrumentos de conteúdo de que a população dispõe, foi o único partido que conseguiu corrigir anos de distorções sociais como nenhum outro "dantes na história deste país", com a criação do "bolsa-família"e todas as redistribuições sociais inovadoras do governo Lula, haja vista a proeza de sua alta popularidade até mesmo entre as classes mais nobres e os ditos "intelectuais de direita" com o "surgimento" da "nova classe-média", a "descoberta" do elevado IDH do Basil e da introdução do país no G8, ainda que para isso muitas meninas de famílias miseráveis tenham engravidado nos estados mais pobres do Brasil para garantir o direito à bolsa-família; de que essa difinição de "nova classe-média" seja apenas um novo estigma para injetar nas veias do povo um pouco mais de autoestima e que o G8 não tenha passado de um reles "conto da carochinha" para levantar o moral "terceiro-mundista" do Brasil. Talvez tudo isso (real ou não) possa sim ser considerado como um grande "desconto" pelos anos de roubalheira sórdida dos governos (elitistas) anteriores, (sem descontar a própria roubalheira do PT) que em troca nada deram ao povo, apenas corrupção, inflação caos e atraso! Chamo isso de processo de "amadurecimento político"! Afinal, como um povo semi-analfabeto pode escolher um governo que o direcione no caminho certo, sem cultura, sem educação e um mínimo de subsistência para isso? Será que não devemos dar a nossa mão à palmatória e reconhecer que o PT foi implesmente revolucionário? Que o Sr.Magnoli nos explique!

 
At 11:04 PM, Anonymous Anônimo said...

Esse tal de Lucas fez um ctrl C ctrl V legal ae hein ? Garanto que não sabe nada do que escreveu ou é mais um desses intelectalóides leninistas, stalinistas, trotskistas ou outros *istas de plantão !! Pelamordosmeusfilhinhos !!

 
At 7:28 AM, Anonymous Anônimo said...

Um tal de Lucas sentenciou...

"...NÃO EXISTE VERDADEIRA INTELECTUALIDADE FORA DO PENSAMENTO DE ESQUERDA, o resto é falácia, é o resto."

No segundo comentário falei sobre os dogmas esquerdistas. CQD. i.e., conforme queremos demonstrar.

 
At 11:58 PM, Anonymous Anônimo said...

Apesar da estranheza de muitos com a sua suposta mudança de posição política, Demétrio Magnoli, o "Grego", como era conhecido nos tempos do movimento estudantil, continua fiel aos seus princípios mais marcantes que é a defesa da liberdade, o combate aos tiranos de esquerda e de direita e a grande capacidade intelectual.

 
At 3:42 AM, Blogger Unknown said...

15.06.09daigege
true religion outlet
michael kors handbag
true religion jeans
oakley sunglasses outlet
replica watches
ralph lauren uk
ray ban sunglasses
michael kors bags
jordan shoes
oakley sunglasses sale
ray bans
burberry sale
fitflops sale clearance
tory burch handbags
ray ban sunglasses
coach outlet
kate spade outlet
michael kors outlet online
air max 90
ray ban outlet
hollister clothing
toms outlet
michael kors
christian louboutin sale
chanel online shop
ray ban sunglass
coach outlet
true religion
michael kors uk
michael kors outlet online
michael kors handbags
oakley sunglasses
tory burch outlet
pandora jewelry
gucci uk
burberry outlet
tory burch shoes

 
At 6:56 AM, Blogger 艾丰 said...

jianbin1230
swarovski outlet
ugg outlet
nike huarache
oakley sunglasses wholesale
cheap nfl jerseys
michael kors outlet store
rayban sunglasses
ray ban sunglasses outlet,ray ban usa,ray ban sunglasses,ray ban,rayban,ray bans,rayban sunglasses,cheap ray ban,ray ban outlet,ray-ban,raybans,ray ban wayfarer,ray-ban sunglasses
ferragamo outlet
oakley sunglasses
true religion jeans,cheap true religion jeans,true religion jeans wholesale,true religion outlet,true religion sale,true religion outlet online
christian louboutin shoes
nike air max
michael kors handbags,michael kors outlet,michael kors outlet online,michael kors,kors outlet,michael kors outlet online sale,michael kors handbags clearance,michael kors purses,michaelkors.com,michael kors bags,michael kors shoes,michaelkors,cheap michael kors
cheap uggs
michael kors outlet
ugg outlet
black friday
oakley canada

 
At 2:02 AM, Blogger Unknown said...

ninest123 16.03
michael kors handbags, oakley sunglasses, prada outlet, ray ban sunglasses, prada handbags, tory burch outlet, nike free, gucci handbags, michael kors outlet, louis vuitton outlet, replica watches, cheap jordans, michael kors, louis vuitton handbags, uggs outlet, oakley sunglasses, tiffany jewelry, ralph lauren outlet, louis vuitton outlet, nike air max, louis vuitton outlet online, michael kors outlet online, louis vuitton, longchamp outlet, ralph lauren polo, uggs on sale, cheap oakley sunglasses, tiffany jewelry, longchamp bags, replica watches, nike outlet, louboutin shoes, louboutin uk, ray ban sunglasses, michael kors outlet online, uggs on sale, burberry factory outlet, burberry outlet, oakley sunglasses, uggs outlet, christian louboutin, oakley sunglasses, uggs on sale, michael kors outlet online, christian louboutin, longchamp outlet, nike air max, ray ban sunglasses

 
At 2:02 AM, Blogger Unknown said...

nike roshe uk, lululemon outlet, nike air max pas cher, new balance, nike air force, coach outlet, ralph lauren pas cher, nike tn pas cher, polo lacoste pas cher, coach outlet store online, hogan sito ufficiale, sac guess pas cher, abercrombie and fitch UK, nike roshe run pas cher, nike free, lunette oakley pas cher, true religion outlet, true religion jeans, polo ralph lauren uk, nike blazer pas cher, abercrombie and fitch, nike air max uk, mulberry uk, replica handbags, michael kors uk, longchamp soldes, vans pas cher, converse, hollister uk, michael kors, louboutin pas cher, michael kors outlet online, timberland pas cher, lunette ray ban pas cher, nike air max uk, north face uk, longchamp pas cher, vanessa bruno pas cher, coach purses, burberry pas cher, true religion outlet, nike free pas cher, true religion outlet, michael kors, hermes pas cher, nike air max, jordan pas cher, north face pas cher, ray ban uk

 
At 2:02 AM, Blogger Unknown said...

juicy couture outlet, lancel, canada goose outlet, sac louis vuitton, canada goose jackets, toms shoes, ugg,uggs,uggs canada, ugg uk, replica watches, canada goose jackets, moncler uk, wedding dresses uk, sac louis vuitton, canada goose outlet, coach outlet, karen millen uk, thomas sabo uk, pandora jewelry, gucci, barbour, canada goose uk, canada goose pas cher, links of london uk, hollister, ugg pas cher, pandora jewelry, montre pas cher, moncler, swarovski jewelry, pandora charms, converse shoes outlet, canada goose, louis vuitton, moncler, ray ban, louis vuitton, canada goose, supra shoes, bottes ugg pas cher, moncler jackets, marc jacobs, juicy couture outlet, swarovski uk, moncler, ugg,ugg australia,ugg italia, moncler pas cher, moncler outlet, barbour jackets uk, louis vuitton uk, pandora uk, moncler
ninest123 16.03

 
At 12:44 AM, Blogger chenlina said...

chenlina20160603
michael kors handbags
nike air force 1
louis vuitton
jordan retro 11
cheap ray ban sunglasses
polo ralph lauren
ray ban wayfarer
coach factory outlet
louis vuitton outlet
tods outlet online
burberry outlet
rolex watches
giuseppe zanotti
ralph lauren outlet
true religion
longchamp bags
louis vuitton outlet stores
tory burch outlet online
coach outlet store online
hollister clothing
louis vuitton outlet
oakley sunglasses
ray ban sunglasses discount
coach factory outlet
coach outlet
jordan concords
michael kors purses
cheap ray ban sunglasses
michael kors handbags
michael kors outlet
cheap oakley sunglasses
louis vuitton purses
cheap jordan shoes
michael kors handbags
gucci handbags
ray bans
cheap oakley sunglasses
nike uk
coach factory outlet
mont blanc
as

 
At 9:58 PM, Blogger Unknown said...

north face jackets
ray ban sunglasses
uggs outlet
beats by dre
supra shoes
juicy couture outlet
hollister
cartier watches
michael kors outlet clearance
abercrombie and fitch
20161005caihuali

 
At 4:40 AM, Anonymous Obat Eksim Atopik said...

Thanks for sharing the information

Cara Mengobati Asam Lambung
Obat Atasi Alergi Dingin
Khasiat QnC Jelly Gamat

Pengobatan Herbal Penyakit Liver
Obat Paling Mujarab Diabetes Melitus
Obat Batu Empedu Alami

 
At 12:04 AM, Blogger Lily Allen said...

Hey Very Nice Blog!!! Thanks For Sharing!!!!
clipping path
ghost mannequin
background removal
car photo editing

 
At 5:41 AM, Blogger Ya Maulana said...

Subhanallah, this is a very good article. Give me awareness. Because all this time I always had a lot of good intentions, but after I got the things I could share.

Cara Mengobati Kaligata
Tips Menyembuhkan Patah Tulang
Obat Kanker Payudara
Obat Bisul Alami

 
At 8:00 AM, Blogger yanmaneee said...

goyard handbags
golden goose outlet
golden goose
golden goose
golden goose
golden goose
yeezy shoes
golden goose outlet
golden goose
golden goose

 

Postar um comentário

<< Home